13/05/2012

O Túmulo de Absalão


Salmo 3:1-5 - [Salmo de Davi, quando fugiu de diante da face de Absalão, seu filho] SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.) Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.) Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.
Esse monumento no Vale de Cedrom tem sido tradicionalmente identificado como o Túmulo de Absalão, o filho rebelde do Rei David e que liderou uma rebelião contra ele. Mas, recentes estudos arqueológicos determinaram que o local pode ser datado por volta do século 1 D.C.
As crianças rebeldes eram ensinadas a atirarem pedras no "Yad Avshalom", o Monumento de Absalão, para aprenderem aonde a rebelião pode nos levar. Se alguém em Jerusalém tem um filho desobediente, deve levá-lo para o Vale de Josafá, para o Monumento de Absalão, e forçá-lo a arremessar pedras contra ele e amaldiçoar Absalão.
Uma pergunta vem à nossa mente: Como foi que isso começou? Se analisarmos 2 Samuel 16: 20 vamos ver que o pecado é mesmo como um cancer (cancro). Começa tão pequeno mas depois vai crescendo e se não atentarmos, nos destrói. Eis os versos.
Então disse Absalão a Aitofel: Dai conselho entre vós sobre o que devemos fazer. E disse Aitofel a Absalão: Possui as concubinas de teu pai, que deixou para guardarem a casa; e assim todo o Israel ouvirá que te fizeste aborrecível para com teu pai; e se fortalecerão as mãos de todos os que estão contigo. Estenderam, pois, para Absalão uma tenda no terraço; e Absalão possuiu as concubinas de seu pai, perante os olhos de todo o Israel.
Agora se voltarmos para o texto de 2 Samuel 11:1, leremos o seguinte:

E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
Observe que David tinha uma responsabilidade como Rei mas negligenciou, não foi à guerra como deveria, o que o levou a estar andando pelo palácio, notar mulher de Urias que se banhava e....o resto nós conhecemos. Sabemos entretanto que o pecado do adultério, gerou vários outros inclusive o assassinato de Urias. O Profeta Natã chegou-se para David no intuito de revelar a este o seu pecado, ele percebeu e se arrependeu e até escreveu o Salmo 51 pra lembrar o ocorrido.

Entretanto, o Senhor fez o seguinte pronunciamento em 2 Samuel 12:9-11.
Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Observo aqui que David também teve uma atitude de rebeldia contra o Senhor que isso lhe custou muito caro. Enquanto o monumento no Vale de Cedrom faz alusão ao pecado de Absalão seu filho, na realidade tudo começou com a atitude de rebeldia de seu pai David contra o Senhor.
Como pais, devemos sempre estar atentos à Palavra do Senhor, e educar os nossos filhos na mesma disciplina a qual nós também estamos sujeitos. O Monumento de Absalão é uma lembrança de que o Senhor é zeloso e disciplina severamente e até aquele que é conhecido como o Rei segundo o coração do Senhor, sentiu na pele o que significa cair nas mãos do Deus vivo!

1 comentário: